MEDO DE ESCURO NA HORA DE DORMIR

A fobia de escuro e’ muito mais comum do que se imagina. Não e’ coisa só de menina nem de gente medrosa. O pavor da escuridão e’ mais frequente entre crianças entre 2 e 6 anos mas pode se prolongar um pouquinho entre os maiorzinhos.

Os pensamentos estão entre os que mais afligem quem tem medo do escuro. São pensamentos em lobos, bruxas, monstros, bicho-papão, ladrões. Todas essas fantasias são projetadas quando fica escuro. Isso acontece porque na oscuridade não vemos nada não temos em quem apoiar-nos, então e’ comum que o imaginário tome conta, daí vem o medo.

Os pais não se devem preocupar porque’ esse sentimento não e’ um problema. O “problema” surge quando a fobia ganha uma intensidade maior a ponto de atrapalhar a vida da criança e causar sofrimento. Nesse caso e’ melhor procurar um especialista.

E’ importante as familias apoiarem as crianças para elas sentir-se mais seguras e livrar-se das fantasias. E’ importante os pais mostarem-lhes que o bicho-papão não existe para acabarem com esse problema. Contudo o medo de escuro e’ uma fase muito curta que passa quando as pessoas crescem.

Há algumas dicas para enfrentar o medo e tentar dormir melhor :

- veja algo divertido na televisão, sobretudo não filmes de terror

- pense que o escuro e’ apenas ausência de luz. Basta clicar um botão que tudo volta a aparecer

- a noite e’ escura e por isso mesmo e’ bonita

fobia a dormir post 7

   
Hay 0 comentarios en la entrada "MEDO DE ESCURO NA HORA DE DORMIR "

Nosso objetivo

Contacta con nosotros